Homem-Aranha através do aranhaverso

 

Minhas impressões sobre o filme não pretendem dar spoilers, contudo não posso deixar de destacar algumas coisas que já haviam me impressionado no primeiro. Miles é um jovem negro do Brooklin que tem que lidar com várias questões inerentes a sua idade e as demandas em ser herói.

Como o subtítulo sugere o aranhaverso é uma espécie de multiverso em que diversos aranhas tem a oportunidade de se encontrar alterar (ou não) as histórias.  Não é nada novo quando comparado ao tema de viagens no tempo e existências de universos distintos.

O dilema de Miles envolve questões familiares. Eis a questão: até onde vai a ética de um herói? Qual seria seu limite? É errado escolher salvar uma pessoa que ama ao invés de um monte de gente desconhecida? Questões como essas são postas e vão determinar o desenvolvimento da trama.

A temática negra também aparece muito forte, pois as relações relacionadas à paternidade, pertença, valores e ética do gueto são trazidas a todos os momentos em diversas cenas do filme. Um jovem preto com histórico familiar extremamente difícil e com uma gama de responsabilidades parece ser algo bastante comum na vida de pessoas que habitam as periferias do mundo, Brooklin, Harlem, Soweto ou Cidade Alegria (bairro onde nasci e cresci) tanto faz. Histórias e dilemas ocorrem o tempo todo.

A história de Miles mostra um lado real dos jovens negros de periferia que possuem cargas de responsabilidade gigantescas e têm que lidar com tudo ao mesmo tempo de maneira a nunca deixar que a estigmatização abata sua moral ou condicione sua vida, pois exigências e cobranças serão sempre recorrentes.

Como se não bastasse isso o filme traz um elemento curioso. Miles foi um acidente de percurso. Já no primeiro filme a aranha que picou Miles é de uma dimensão que não é a sua, logo tal dimensão ficou sem um Homem-Aranha enquanto que a sua ficou com dois. Obviamente que um terceiro filme será preciso para que esses mistérios sejam desvendados e todas as coisas sejam postas em seus devidos lugares.

Comentários