A história da UCEB

 

O livro Piedade, responsabilidade, política: história e memória da UCEB, de Moisés Coppe é um trabalho primoroso, fruto de uma pesquisa competentíssima. O livro se dedica a resgatar a história de uma organização de estudantes protestantes, que teve uma guinada importante no que o autor denomina como 3º momento de sua história.

A importância dessa obra possui um significado relevante, sobretudo, por trazer à baila um tema que está em alta no atual momento político: a relação dos evangélicos com a política brasileira.

A UCEB foi um movimento que buscou conjugar a piedade com a luta política sob uma ótima crítica e propositiva desde a realidade latino-americana, conjugando para isso várias ferramentas sociológicas, incluindo, o marxismo. Concomitantemente a esse processo não abriu mão de seus valores cristão, pois tinha em seu horizonte a piedade e os valores do evangelho em sua tônica protestante.

Por uma questão de identificação e referenciais utilizados me identifiquei muito com o capítulo 3 em que são trabalhadas algumas entrevistas e é ressaltada a importância do lendário Richard Shaull.

Para quem não sabe Shaull foi o mentor de Rubem Alves. Trata-se de um estadunidense radicado no Brasil e com passagem pela Colômbia. Dono de uma sensibilidade singular e uma vocação profética pontual. O teólogo é um dos responsáveis pela gestação de Teologia da Libertação.

Moisés Coppe faz um excelente trabalho. O livro é uma dádiva.

Comentários