Itinerário de um profeta: ações e contradições
Henrique Takahashy em seu brilhante texto “O
evangelho segundo os Racionais Mc´s” aborda a formação e atuação do grupo sob
um olhar sociológico. Por diversas vezes faz analogia da atuação do grupo com
passagens e personagens bíblicos.
De acordo com essa abordagem o grupo figuraria como
um novo Israel frente ao Império egípcio, numa releitura do êxodo hebraico. A
periferia, representada nas diversas letras, seria então o povo oprimido, como
menciona Takahashy.
"As figuras dos egípcios e do Faraó são
reatualizadas, numa perspectiva periférica, respectivamente, em “playboys” e “sistema”. Os playboys seriam figurados enquanto
aqueles indivíduos pertencentes s classe social dos dominantes que oprimiriam o
povo, da mesma forma que os egípcios oprimem os hebreus. O sistema seria a estrutura dominante e injusta que oprime e explora
a classe popular, os moradores de periferia, de modo a deixa-los submissos e
docilizados. Esse seu poder estrutural possui um teor absoluto e autoritário,
tal como é conhecido o governo de faraó. Mesmo que o primeiro seja representado
por uma estrutura despersonificada e o segundo por um poder absoluto,
personalizado, ambos possuem a mesma função opressora" (TAKAHASHY, 2014, p.43).
Se os Racionais tipificam a periferia como um êxodo
eles necessitam de um profeta. Quem, dentro dessa realidade, reuniria as
características para liderar o povo rumo a nova realidade? Sem dúvidas o rap,
mas não necessitaria de um personagem? Quem poderia ser esse? Mano Brown.
Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido como Mano Brown é filho de Ana Soares
Pereira. Nunca conheceu o pai. Foi criado na zona sul da cidade de São Paulo e
desde muito jovem aprendeu a enfrentar as contradições da vida. Em suas letras
faz questão de mencionar seu lado “guerreiro” e instinto de sobrevivência. A
ausência da figura paterna forjou em Brown esse caráter de “lutar para
sobreviver”. Indubitavelmente trata-se de uma questão psicanalítica, pois na
ausência do Lyon alguém necessita fazer a castração do Édipo. Nesse caso, o
sistema; os playboys e até mesmo a ausência do Lyon do triangulo edipiano são
projeções para que o sujeito aja a rompa com suas contradições condicionantes.
A exemplo de Brown não encontramos registros nos
relatos bíblicos da relevância da figura paterna na vida de Moisés. Sua mãe e
sua irmã são colocadas como pessoas relevantes em sua biografia. Já o pai não
possui relevância significativa digna de nota em sua vida. Moisés cresce no
Egito adotado pela filha de Faraó e depois vai habitar na terra de Midiã e
passa a ter Jetro como pai. Sua luta foi para libertar o povo preto hebreu na
luta contra a escravidão do sistema opressor. Semelhante à luta de Brown.
A liderança de Moisés é inquestionável. De
legislador à sanitarista. De líder revolucionário à profeta. Sob diversas
análises ele é estudado e abordado. Entretanto, há contradições, sobretudo, no
que tange a seu temperamento. Embora a Bíblia mencione que ele fosse um homem
manso (Nm. 12,3) teve seus momentos de ira como se pode observar na descida do
monte Sinai quando, ao ver que o povo fizera um bezerro de ouro, quebrou as
tábuas da lei (Ex. 32,15).
Também há o fatídico caso em que Javé pede para
Moisés falar com a rocha que a mesma jorraria água. Moisés se ira e bate na rocha.
Esse seria um dos motivos de ele não adentrar na terra prometida (Nm. 20, 7-8).
Algumas dentre as várias contradições. Afinal, os profetas têm suas
contradições.
Se os Racionais precisam de um profeta Mano Brown
preenche essa lacuna como maestria. Não foge às contradições inerentes a
qualquer ser humano. No início do trabalho do grupo, Brown se recusava a falar
com a grande mídia e, até mesmo a se posicionar politicamente, entretanto com o
passar dos anos foi flexibilizando o pensamento e abrindo margem para as
contradições e críticas como menciona Rogério Silva (2012).
Talvez o marco categórico tenha sido a entrevista
concedida à Revista Rolling Stone. Para alguém que se dizia contra o sistema
aparecer na capa de uma revista “do sistema” seria uma contradição. Mas quem
não tem suas contradições?
"Na chamada da Revista Rolling Stone, percebemos como
a figura de Mano Brown é contraditória: ―Mano Brown se diz mudado, apesar de
também afirmar que continua o mesmo (RRS, 2009). Explicando para o repórter o
caminho a ser percorrido para chegar ao ponto de encontro para a realização da
entrevista, o rapper descreve, de forma inconsciente, o seu próprio trajeto
ideológico e político nesses 30 anos de hip hop: "Ô zica, a fita é a
seguinte: entra na praça à direita,
depois pega a primeira à esquerda e, por último, à direita de novo. Tem de fazer
um 'Z'. Vamos decidir a parada hoje. Qualquer coisa, me liga” (RRS, 2009). Em
outras palavras, poderíamos afirmar que na juventude o rapper adotou posições
radicais próximas à direita; na idade adulta aproximou-se, ideológico e
politicamente, da esquerda; no entanto, tem manifestado, nos últimos anos, que
caminha, dentro de uma tendência mundial, para o centro " (SILVA, 2002, p.148-149).
Possivelmente não seja uma questão de contradição,
mas de amadurecimento e revisão de posições. Quem não tem as suas? Brown,
Moisés, Malcolm? O caminho do amadurecimento por vezes pode se mostrar
contraditório. A questão é que Brown sinaliza para uma proposta libertária por
meio do rap.
A problematização que
analise de conjuntura que faz em relação ao sistema são precisas.
Em várias de suas letras os Racionais indicam um
modo de ser que é revolucionário: ter humildade, pensar no próximo; não
esquecer as origens da periferia essas são algumas questões postas. O preto precisa
ter seu lugar ao sol. Sempre. Mas é preciso ter humildade... por que o “mundo é
diferente da ponte pra cá”.
SILVA, R.S. A periferia pede passagem: trajetória
social e intelectual de Mano Brown. 2012. Tese de doutorado em sociologia.
Campinas. Universidade Estadual de Campinas.
TAKAHASHI. H.Y Evangelho Segundo Racionais
Mc´s: ressignificações religiosas, políticas e estético-musicais nas narrativas
do rap. 2014. Dissertação de mestrado. São Carlos. Universidade Federal de São
Carlos.
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