Entre irmãs


Entre irmãs o seriado que reproduz o romance de France de Pontes Peebles e Maria Helena  Rouanet foi exibido pela rede Globo no início do ano. As tentativas de reproduzir romances em seriados televisivos nunca são verossímeis, pois utilizam em demasia a licença poética que permite à direção recriar, adaptar e acrescentar detalhes em o romance literário não contém.

O romance literário retrata a história de duas irmãs: Luzia e Emília, ambas criadas pela tia, uma costureira, que trabalhava para um coronel no sertão do nordeste. A trama é contextualizada no Brasil do final do século XIX e início do século XX e tem seu desfecho paralelo à história de Lampião.

As personagens principais Emília e Luzia vivem histórias diferentes. A primeira se casa com o filho de um rico empresário, vai para a capital, Recife e desfruta da “high society”. Luzia casa-se com Carcará, chefe de um bando de cangaceiros e vive sua história em meio aos saques e aventuras no sertão.






Embora com destino diferentes a personalidade das irmãs é semelhante. As duas não deixam de ser costureiras. Enfrentam as adversidades com personalidade, mostrando a garra da mulher nordestina. São conselheiras de seus respectivos maridos e assumem proeminência em suas relações.


Luzia e Emília desvelam os meandros da sociedade machista e patriarcal da transição entre os séculos XIX e XX. A mulher, embora subjugada e assumindo papéis pouco expressivos, tinha atuações determinantes influenciando e solucionando problemas que os homens em sua mente obcecada pelo poder e pela fama não o faziam. Trata-se de um romance intrigante e emocionante. 

Comentários