Uma oração para Deus e uma vela para os orixás: Temer e a astúcia pela Reforma

Que o governo Temer está empenhado em desmontar os direitos dos trabalhadores e sucatear o resto das empresas estatais não resta dúvidas, mas os meios se apresentam cada vez mais espúrios. Não surpreende sua aliança com evangélicos e culto aos orixás.


O interessante é notar que a aproximação escolhe justamente dois segmentos que se utilizam da magia e do misticismo como forma de solucionar as demandas de seus fiéis. Neopentecostalismo e culto aos orixás tem como prática soluções místicas e elementos de contato através de objetos e outros elementos (plantas, água, óleo, etc.) para promoção de cura e solução de problemas. O que Temer faz é perceber a ingenuidade dessa massa para obter apoio para sua empreitada.

A maioria do público que frequenta essas religiões é assalariada e é quem tem mais a perder com a reforma. Mas como são “cegamente” obediente a seus líderes o intuito é ganhar a opinião pública, sobretudo, das redes sociais e minimizar a hostilidade em relação às medidas do presidente.


Sabe-se que Temer não tem apreço por religião. Sua atitude mostra que a percepção em relação aos adeptos é fidedigna, ou seja, de que são uma massa totalmente manipulável, soma-se isso ao (des) compromisso de muitos líderes com a fragilidade social dos fiéis. Pronto! Tem-se a receita em mãos. Miserere nobilis!

Comentários