Memórias e amizades: tempo bom

Dia 7 de janeiro estive em São Bernardo do Campo, um lugar ímpar na minha vida.

O tempo estava chuvoso, como de costume, dia nublado, garoa no meio do cinza de São Paulo. Parecia um dia triste. Talvez realmente fosse. "Apagaram tudo. Pintaram tudo de cinza". Novos tempos. Novas regras. Será que "a casa dos profetas" será a mesma? Não sei. Sucatearam tudo. Não me estranha mais nada.

Dia 7... Num também dia 7 do mês de fevereiro do ano de 2008 eu chegava ao mesmo lugar que dez anos depois tive o prazer de retornar. Olhei para o famoso “pombal” e “não havia sinal de vida”. "Oh velho "pombal" das mais absurdas histórias. Transforma-te num convento!" 

Aquele "pombal" de 2008 era um espaço em que se vivia teologia 24 horas por dia. 8 horas de leituras diárias, debates acalorados, posições apaixonadas, inimizades declaradas. Era um jogo, uma disputa. Minha inocência me fazia acreditar que havia ética na busca pelos ideias de cada um, justiça e equidade institucional. Ledo engano. Tive que sofrer na própria pele por minhas escolhas e pagar com a própria vida (juntamente com minha mulher e filho) o preço de ser crítico aos pensamentos hegemônicos. 

Hoje isso são vultos. Memórias. Experiências, que se não matam, fazem crescer. Lembrar do passado, das utopias, dos sonhos, dos devaneios. Bom tempo!

Olhei para aquilo tudo lembrei do meu juramento de "nunca mais" pisar ali - coisas da juventude. Meu filho estava ao meu lado e do outro minha esposa. É... dez anos se passaram. Já sou um homem. Não mais um jovem sonhador.

Não sei se a palavra é saudades, nostalgia, memória... Lembrei de um tempo em que tudo era alegria. Eu, Daniel, Amado e “To be” ríamos de tudo (e todos). Que massa aquele tempo. E pensar que cada um seguiu seu caminho!

A vida é como uma teia que a cada dia vai ganhando novos contornos. Vamos vivendo de acordo como a vida nos proporciona, mas aquele lugar é especial. Lá conheci minha esposa e os caras com quem compartilhei minhas experiências mais intensas.


Bons tempos aqueles. Bom lembrar de vocês.




Comentários