Aldo Rebelo no Canal Livre

Aldo Rebelo - Canal Livre - 14/01/2018


O programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, exibiu nesse domingo, 14/01/18, uma entrevista com o político Aldo Rebelo.

Gostei muito da participação de Aldo no debate, sobretudo, quando falou do socialismo, estado e mercado. O político desmontou os clichês reacionários, quando indagado sobre o papel do Estado na economia: “Devemos levar o estado onde necessita de estado e mercado onde necessita de mercado”, argumentou. Magistral é o termo que defino essa resposta, pois acaba com a noção de economia planificada e estado paternalista – como querem os algozes da esquerda.

Em outra parte, quando indagado sobre as eleições presidenciais. Salientou: “Teremos duas eleições. Uma com Lula e outra sem Lula”. Para Aldo a eleição com Lula terá a boa e velha polarização colocando centro-direita de um lado e centro-esquerda de outro. Nesse cenário a polarização dar-se-á, provavelmente, com o candidato Bolsonaro.

E por falar de Bolsonaro. Perguntado sobre ele Aldo respondeu: “Bolsonaro destaca-se mais pelo que é contra do que pelo que é à favor”. Brilhante. Exatamente isso. Não obstante, sua incapacidade de responder sobre economia no programa de Mariana Godoy. Na ocasião, quando perguntado sobre sua proposta econômica Bolsonaro disse que isso era com sua equipe e que não era obrigado a saber sobre economia.

Aldo analisou que uma eleição sem Lula será mais plurarizada, ou seja, todos possuem chances, uma vez que, as pesquisas mostram Bolsonaro com 17% e os demais acima de 10%. Como não há um projeto claro da dita “terceira via”, tudo pode acontecer.

Resta aguardar dia 24/01 para ver como as forças políticas irão se comportar. Embora isso seja ainda um mistério. Não tenho muitas esperanças nesse processo, pois a estrutura não mudou e a “empreiteirocracia” tende a repetir sua atuação. É esperar para ver.


Comentários